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Fazendo um pit-stop

Saindo um pouco do convencional de postagem e após um longo tempo sem postar, resolvi postar uma utilidade publica que achei interessante. 🙂 Tive que trocar o pneu da minha moto e fui pesquisar sobre pneus, qualidades, durabilidade, etc. E encontrei alguns dados interessante, códigos que todo pneu possue para ser identificado. Nao sei vocês mas eu não sabia agora sei e para quem possa um dia ter que comprar um pneu segue como escolher. (obs: valido para pneus de moto e carro).

Figura tirada do site http://forum.rodao.com.br/forum/viewthread.php?forum_id=17&thread_id=442

1 Marca do fabricante
1A Logotipo do Fabricante
2 Modelo ou tipo do pneu
3 Características e dimensões do pneu (medida do pneu)
P – Quando houver a letra p, significa que o pneu tem uso principal em veículos de passeio. Caso esteja escrito M/C o uso destina-se a motocicletas
185 – Largura da secção (em mm)
65 – Relação entre a altura da lateral (H) e a largura total do pneu (secção do pneu) (S)
R – Significa que o pneu é radial. Se for pecedido da letra Z indica que o pneu suporta velocidades entre 240km/h e 300km/h
14 – Diâmetro do aro interno pneu (em polegadas)
4 Índice de carga/código de velocidade.
No exemplo 85/T >> 85 = 115kg – T = 190 km/h
5 Pneu com câmara (Tube Tyre) ou pneu sem câmara (Tubeless)
6 TWI (Tread Wear Indicators) – Indicadores de desgaste do pneu – quando atingidos pelo desgaste, indicam que o pneu deve ser trocado
7 Códigos internos para controle de fabricação (só a fábrica entende essa parte!)
8 Local de fabricação
9 Matrícula D.O.T – indica o estabelecimento de produção, tipo do pneu e período de fabricação (no exemplo o nº 201 indica 20ª semana de 1981 se vier seguido do símbolo (<) significa que foi produzido na década de 90 e assim por diante
10 Dados referentes à composição e estrutura do pneu
PLIES = camadas de lonas
SIDEWALL = flanco (lateral do pneu)
TREAD = banda de rodagem
STEEL = aço
POLYESTER = poliéster
NYLON = náilon
11 Dados referentes à carga e pressão máximos:
Max load- carga máxima em kg e Lbs
MAX PRESS – pressão máxima
12 Registro de homologação (exigência mercado europeu)
13 Símbolo de homologação do Inmetro
14 Classificação do pneu junto a UTQG (legislação dos EUA)

Atenciosamente. 🙂

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